O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030)

24/11/2023

É necessário o alinhamento com políticas e estratégias comunitárias que contribuam para a prevenção de resíduos, aumento da preparação para reutilização, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos. Torna-se essencial a elaboração de um Plano, que estabeleça a política de resíduos em Portugal, para o atingimento das Metas definidas.

Entre 2030 e 2035, a Meta de Reciclagem situa-se entre 60% e 65% do total dos resíduos sólidos urbanos.
Impulsionada pelos recentes compromissos políticos, nacionais e europeus, resultou ainda o compromisso até 2030.

O Plano foca-se na implementação da hierarquia de resíduos, centrada na prevenção como objetivo prioritário, promovendo uma acentuada redução da produção de resíduos, através nomeadamente de medidas que fomentam a reutilização e/ou o prolongamento do tempo de vida de produtos.

No que respeita à produção de resíduos que não possa ser evitada, prevê o presente Plano um reforço substancial dos quantitativos recolhidos seletivamente, com vista ao aumento da qualidade dos resíduos recuperados, condição essencial para a obtenção de produtos de maior valor acrescentado, fator chave para a transição para uma economia circular com um elevado nível de eficiência na utilização de recursos.

Contribuindo para uma maior prevenção de resíduos, um aumento da preparação para reutilização, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas primarias, dando um contributo de relevo para a melhoria do ambiente.

As mais significativas frações de resíduos incluídas nos Resíduos Urbanos e a sua necessária recolha seletiva, como a fração de Biorresíduos e a multimaterial, designadamente plástico, papel/cartão, vidro e embalagem, para potenciar os resultados é necessário reforçar os modelos de recolha, criar capacidades de tratamento, aumentar a capacidade/qualidade de deposição por parte dos utilizadores nos contentores disponíveis.

Dado o necessário aumento de qualidade dos resíduos a recuperar, condição essencial para a obtenção de produtos de maior valor acrescentado.

Com efeito, as medidas do presente Plano procuram contribuir para o aumento da prevenção, preparação para reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos, com as evidentes vantagens para a concretização de uma “economia circular”, com a consequente redução de consumo de matérias-primas e contribuição para a neutralidade carbónica em 2050.

As cidades, autarquias e entidades gestoras de resíduos estão a adotar medidas ambiciosas para tornar a gestão de resíduos mais eficiente e sustentável até 2030. O nosso produto Ambi 2.5 está alinhado com objetivos do PERSU 2030, oferecendo soluções inovadoras que contribuem para um futuro mais verde.

Fale connosco para saber mais.

Outras notícias

Sustentabilidade
24/11/2023

O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) 

É necessário o alinhamento com políticas e estratégias comunitárias que contribuam para a prevenção de resíduos, aumento da preparação para reutilização, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos.
smartities-stand ambiconcept
Feiras
20/10/2023

Smartcities 2023: Um sucesso de Inovação e Interação

Nos últimos dias, a emocionante atmosfera da Feira Smartcities envolveu os participantes em discussões estimulantes sobre o futuro das cidades inteligentes.
Ambiconcept em Portugal smart cities summit
Feiras
06/10/2023

AMBICONCEPT na Feira Smart Cities: A Revolucionar a Gestão dos Resíduos Urbanos

A AMBICONCEPT tem o prazer de anunciar a sua participação nos dias 10, 11 e 12 de Outubro na Feira Smart Cities deste ano, um evento líder no setor que reúne inovações e soluções para tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis. 

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter para receber as últimas notícias da Ambiconcept.