A Ambiconcept teve o prazer de participar no 2º Fórum Biorresíduos, no Teatro Campo Alegre, no Porto, no dia 19 de junho, e no XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, que teve lugar na Universidade Lusófona, em Lisboa, no dia 20. Foram muitos, e de peso, os temas em cima da mesa nestes dois dias. E ainda que as atenções possam ter estado mais focadas em questões estratégicas da recolha seletiva de biorresíduos, já em curso em vários municípios que aqui quiseram partilhar resultados, não se cingiram a elas.
Olhar para os resíduos como recursos e envolver toda a cadeia de valor, são dois dos grandes desafios que se impõem atualmente. Para lá chegar, há um caminho que pode passar pelo financiamento da recolha seletiva, outro dos pontos abordados neste evento, e que não pode viver sem o envolvimento de todos. Foi essa a mensagem principal, deixada pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, que marcou presença na sessão de abertura do evento em Lisboa, com um apelo: “É preciso chamar todos a este processo: o ministro, a Universidade, o cidadão comum: ter 1 milhão de cabeças a pensar.”
Também a valorização orgânica de biorresíduos de grandes produtores de urbanos e de biogás, através da produção de biometano em vez de eletricidade, estiveram em debate, bem como as alternativas para escoamento do biometano e as normas de qualidade que deverão pautar a utilização do composto como produto. Um convite claro a uma reflexão que se impõe.
Destacam-se, nestes dois encontros, a pertinência dos temas e a importância do debate e troca de ideias entre todos: especialistas, com os seus conhecimentos sólidos, pioneiros na mudança, e suas experiências reais, e o cidadão comum, com a importância decisiva que tem nesta roda dentada. Todos são protagonistas e enriquecem o debate naquela que é a antecipação possível de um futuro cheio de desafios e metas ambiciosas.